Uma das pautas em discussão foi o Direito de Reparar (Right to Repair), que defende o acesso de consumidores, oficinas independentes e comerciantes de autopeças a informações técnicas, softwares de diagnóstico e componentes necessários para a manutenção adequada de veículos. No Brasil, o tema vem ganhando relevância diante de práticas que restringem o acesso a dados técnicos, elevam os custos de reparo e limitam a atuação do mercado independente.
Outro ponto em debate foi sobre a Inspeção Técnica Veicular (ITV) e a Inspeção de Segurança Veicular (ISV). A oferta de reparos acessíveis e acesso à informação técnica adequada contribui para reduzir acidentes decorrentes de falhas mecânicas.
Ranieri Leitão destacou que a presença da CBCPAVE no Congresso, com o apoio da DRI e da Assessoria das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços (ACBCS), reforça o papel institucional da Câmara de defender e fortalecer o setor, em alinhamento com a atuação da Confederação, que tem apoiado tecnicamente a agenda do segmento.
Agenda Institucional da CNC
Todas essas iniciativas estão incluídas na Agenda Institucional da CNC que será entregue no dia 25 de março, em Brasília. O evento contará com a presença de parlamentares, autoridades do Poder Executivo, da Diretoria do Sistema CNC-Sesc-Senac e representantes de entidades do setor produtivo.
“Este ano será decisivo para o avanço de políticas públicas relacionadas à segurança veicular, competitividade e modernização regulatória no setor automotivo. A CBCPAVE, a DRI e a ACBCS seguirão presentes no Congresso Nacional ao longo do ano, ampliando o diálogo com parlamentares e monitorando temas estratégicos para o segmento”, afirmou Leitão.


.gif)








