O Vereador, pelo contato direto com a comunidade ou com entidades que representam a sociedade organizada, avalia as necessidades reais da população

Fotos: Bernardo Oliveira.

Muitas pessoas desconhecem as principais funções do vereador. Isto não é algo que acontece somente em Valparaíso de Goiás, mas praticamente em todos os municípios do Brasil. Uma cidade se constrói com um Poder Legislativo Forte e atuante! Os Vereadores são agentes políticos investidos de mandato legislativo municipal. São a força representativa do povo participando das atribuições da Câmara Municipal, através de mandatos de quatro anos. Os vereadores buscam os subsídios, que pautam sua atuação no Legislativo, nas reivindicações da população.

Na última  sexta-feira (12/02),  foi realizada a 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás. Os vereadores apresentaram indicações de matérias atendendo às solicitações dos moradores e utilizaram a tribuna para explicações pessoais.

As indicações dos parlamentares, em sua maioria, foram para a área de infraestrutura urbana: limpeza, roçagem, asfalto, troca de lâmpadas e operações tapa buracos em vários pontos da cidade. As matérias foram endereçadas ao secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos do município de Valparaíso de Goiás, Dr. Marcus Vinicius.

Além disso, foi solicitado novas sinalizações em diversos bairros da cidade, limpeza de lotes baldios e roçagem com podas de árvores.

No decorrer das apresentações das matérias, a Mesa Diretora da casa ratificou a indicação dos vereadores da casa para o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA). A vaga será ocupada pela vereadora Maria do Monte (titular) e pelo vereador Alceu Gomes (suplente).

O CODEMA tem por objetivo contribuir efetivamente na viabilização do meio ambiente ecologicamente equilibrado que venha favorecer e promover a melhoria da qualidade de vida do cidadão e da comunidade.

Uso da tribuna para explicações pessoais

O vereador Paulo Brito fez uso da tribuna e reivindicou que os próprios moradores façam a limpeza dos seus lotes particulares e também lembrou aos demais pares que muitas leis nos municípios precisam ser revistas e atualizadas.

O vereador Zequinha solicitou ao Poder Executivo que as indicações dos vereadores sejam logo resolvidas e que os vereadores devem dar resposta imediata ao povo.

A vereadora Claudia Aguiar cobrou esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde sobre a aglomeração ocorrida na última quinta-feira, 11 de fevereiro, em frente a Secretaria por conta da inscrição do chamamento público.

O vereador Tião da Padaria ratificou que as leis dos municípios precisam ser atualizadas e disse que os vereadores devem respeitar o povo e sua sabedoria.

O vereador Brandão reafirmou que o papel do vereador é de legislar e criar leis.

Para finalizar, o presidente da casa, vereador Placido Cunha, destacou que quer ver uma cidade transformada e que os demais vereadores devem fazer a sua parte, deixando o legado e a marca de uma cidade melhor após 4 anos.

TV Câmara

A Sessão Ordinária é transmitida ao vivo pela TV Câmara, canal no YouTube e Facebook, com tradução em libras, todas as quartas e sextas-feiras, a partir das 09h, atendendo ao projeto de acessibilidade proposto pela nova gestão "A Câmara de Valparaíso de Goiás Mais Perto de Você".