A ação tem o intuito de oferecer conforto psíquico-espiritual aos pacientes da clínica médica

Projeto palavras que curam no HESLMB

Caixa usada para coletar os bilhetes motivacionais no projeto. Foto: Divulgação.

Trabalhar com ações de humanização, empatia, solidariedade e cuidado personalizado buscando oferecer conforto aos pacientes e aos acompanhantes, é a missão do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB).  Na prática essas ações auxiliam no tratamento, na recuperação e podem se traduzir em benefícios como menor tempo de internação e alta precoce.

A afetividade é acolhedora, traz alívio, conforto e ajuda a amenizar a dor e sofrimento no momento mais frágil enfrentado pelo paciente. Com objetivo de proporcionar e oferecer um ambiente humanizado, acreditando no poder transformador da comunicação, da fé e da interação, a equipe de enfermagem, sob coordenação da enfermeira Marina Freitas Nascimento, realiza semanalmente o projeto “Palavras que Curam”.

Segundo Marina, a ação proporciona um momento de distração e acolhimento para aqueles que estão em tratamento na unidade. “O Palavras que Curam, tem o intuito de oferecer conforto psíquico-espiritual aos pacientes da clínica médica e Covid-19, estabelecendo vínculos e o sentimento de confiança, identificação e proximidade da pessoa internada com a equipe assistencial, o que, significativamente, contribui para aderência ao tratamento e evolução do quadro clínico”.

Projeto Palavras que Curam no HESLMB

Bilhetes com textos motivacionais do "Palavras que Curam". Foto: Divulgação.

A atividade ocorre três vezes por semana, com os pacientes reunidos no pátio da unidade, em contato com a natureza e com o auxílio de papel, canetas coloridas, envelopes, balões, violão na interação que resulta em empatia, amor, gratidão e principalmente palavras que curam. Desta forma, quem está sob cuidados hospitalares pode trabalhar suas emoções, a empatia ao próximo e celebrar a vida.

“No início de cada reunião os pacientes ‘sorteiam’ a mensagem motivacional do dia, que é cuidadosamente escrita e elaborada pela equipe de enfermagem, se distribuindo entre versículos, frases motivacionais e poesias. Acreditamos que pessoas que estão curadas também têm um grande poder de espalhar a cura, promovendo uma corrente de amor, empatia e solidariedade. Esse é o maior intuito do projeto”, afirma Marina Freitas.