Saiba como combater, higienizar e manter o ambiente saudável 

O mês de fevereiro está sendo marcado por constantes emissões de alertas de chuvas e ventos fortes na região do Distrito Federal. Água caindo do céu de forma amena ou intensa tem sido rotina na vida do brasiliense neste começo de ano. De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, no mês de janeiro de 2022 o Distrito Federal registrou mais chuvas que o esperado para o período. “Agora em fevereiro, seguimos pelo mesmo caminho. A expectativa de chuva para o mês é de 183 mm, mas já registramos 116% desse valor", informa Andrea.

 

Com a umidade em torno de 60% a 95%, alguns espaços em casa ou no trabalho começam a apresentar problemas com mofo e bolor. A empresária Cristina Camargo reside em apartamento no entorno de Brasília e passa boa parte do dia no trabalho, deixando sua casa fechada. “Com essa temporada de chuva, uma das paredes do quarto da minha filha começou a mofar. Fizemos ajustes no cômodo e combatemos o bolor com alguns produtos que temos em casa, como água sanitária, bicarbonato e vinagre”, comentou.


 


Mofo e saúde - O mofo, também conhecido como bolor, é uma colônia de fungos que se aloja em locais úmidos, escuros, fechados e com pouca ventilação. A presença desses fungos é prejudicial à saúde e pode causar doenças como problemas respiratórios, alergias na pele e até infecções nos pulmões. O mofo se manifesta com manchas pretas ou verdes nas paredes, tetos, superfícies de objetos e em locais úmidos, como banheiros, cozinhas, banheiras, e perto de aparelhos como ar-condicionado. Combater os fungos e retirar toda a mancha de bolor é essencial para que sua ação tóxica não prejudique as pessoas que convivem no local afetado.

 

Cliente do Fort Atacadista de Ceilândia, Cristina Camargo dá as dicas de como conseguiu eliminar o mofo em sua casa com ingredientes simples e de baixo custo:



Vinagre branco – Coloque uma boa quantidade de vinagre branco em um borrifador. Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar. “Mas precisa ser vinagre puro, se acrescentar água ele não tem o mesmo efeito”, diz Cristina.

 

Bicarbonato de sódio – Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo. Para deixar a dica mais potente, misture o bicarbonato com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa. Espalhe-a na superfície e deixe secar. Esfregue o mofo e as manchas pretas e limpe com água.

 

Água sanitária – Prepare uma solução de 100 ml de água sanitária para cada litro de água. Deixe a solução agir por 30 minutos e depois retire-a com um pano limpo ou esponja. “Neste caso é bom avaliar se o local resiste à ação da água sanitária para não estragar os móveis ou desbotar a pintura de paredes”, explica Cristina. “São formas simples para ficar livre do mofo em casa sem gastar muito. Em janeiro já fui ao Fort e comprei os três itens para deixar na despensa e manter nossa casa limpa e agradável”, contou Cristina.

 

No Distrito Federal as lojas do Fort Atacadista ficam em Ceilândia, Taguatinga e Sol Nascente, com oferta de produtos em todos os segmentos com bons preços e qualidade.

 

Fotos: Divulgação