Um briefing para a imprensa brasileira foi realizado na Embaixada do Cazaquistão no Brasil, com a apresentação do discurso do Chefe de Estado Kassym-Jomart Tokayev ao povo do Cazaquistão «Novo Cazaquistão: o caminho da renovação e da modernização».

Em seu discurso, o Embaixador do Cazaquistão no Brasil Bolat Nussupov falou sobre os principais aspectos do programa de reformas políticas, concentrando-se no fato de que a mensagem é o ponto de partida da transformação em larga escala do país e da construção do «Novo Cazaquistão». Essas reformas significativas cobrem quase todas as esferas da vida e também visam fortalecer o envolvimento de todas as categorias de cidadãos na modernização sistêmica do Estado e da sociedade.

Assim, foi enfatizado que o Presidente Kassym-Jomart Tokayev em seu discurso à nação apresentou um programa de reformas políticas em larga escala e uma série de medidas sócio-econômicas importantes destinadas a superar as conseqüências negativas da complexa situação geopolítica do mundo.

Além disso, o diplomata cazaque observou que este ano o Cazaquistão comemora o 150º aniversário do educador cazaque, crítico literário, turcologista, poeta, figura pública e publicista político Akhmet Baitursynov, que fez uma contribuição significativa para o desenvolvimento da literatura cazaque. Neste sentido, o Embaixador informou sobre os planos da Embaixada para a abertura de cursos de língua cazaque na Universidade Fluminense no Rio de Janeiro.

Os especialistas brasileiros demonstraram grande interesse no novo programa político do Cazaquistão, que é uma continuação do curso para maior democratização do país, desejaram sucesso na implementação de reformas e expressaram gratidão pela organização do evento.


Logo em sequência foi realizada a comemoração do festival da abertura da primavera com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, chefes de agências estatais brasileiras, empresas brasileiras líderes,estiveram  chefes de missões diplomáticas dos países que também celebram o Nauryz, especialistas, jornalistas locais e representantes de canais de TV.
 
Na abertura do evento, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Cazaquistão na República Federativa do Brasil Bolat Nussupov observou que o Nauryz é um feriado muito antigo e estimado no Oriente, que personifica o início do Ano Novo, a atualização da natureza e o início de uma nova vida. O diplomata cazaque também enfatizou que tradicionalmente este feriado brilhante significa paz, bem-estar e prosperidade. Neste dia as pessoas desejam umas às outras o melhor e perdoam todas as falhas anteriores e se reconciliam. Enfatizando a unidade e solidariedade do povo do Cazaquistão, Bolat Nussupov desejou a todos os participantes bem estar, paz e prosperidade.

Este evento tornou-se uma boa plataforma para discutir o desenvolvimento da língua cazaque, promoção da herança cultural do Cazaquistão, fortalecimento, desenvolvimento e expansão das relações culturais e humanitárias de nosso país com a região da América do Sul. 

Uma exposição fotográfica da natureza e identidade cultural do Cazaquistão foi apresentada ao público.

Os convidados tomaram conhecimento das tradições e costumes associados à celebração do Nauryz.