curso de Engenharia Civil do Uniceplac


Alunos do curso de Engenharia Civil do Uniceplac constroem ponte de macarrão capaz de suportar 225 kg

 

Criação é resultado de competição e deixou um marco inédito para a instituição de ensino

 

A experiência com macarrões que as crianças costumam fazer na escola se tornou tarefa de adulto para os alunos do curso de Engenharia Civil do 10º semestre do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac). O desafio foi lançado por meio de uma competição entre as turmas do curso e a meta era construir uma ponte de macarrão, capaz de suportar o maior peso possível. A equipe vencedora conseguiu que a estrutura suportasse 225 kg, um marco inédito para a faculdade.

A tarefa não foi nada fácil, cada equipe teve de utilizar cerca de um pacote e meio de macarrão, cola, tubo de PVC e uma pequena barra de aço para a construção da estrutura. A professora do curso de Engenharia Civil do Uniceplac e responsável pela competição, Natália Torres, pediu que cada equipe erguesse uma ponte com no mínimo um metro de comprimento e, no máximo,  20 centímetros de largura e 50 centímetros de altura. Cada ponte poderia pesar no máximo 1,5 kg. Dadas as regras, os alunos começaram a colocar a mão na massa, literalmente.


“Durante as aulas, combinei com os alunos que eles poderiam ficar livres para a escolha do modelo de ponte. A partir daí, eles fizeram os cálculos para fornecer os dados iniciais, como os ensaios de tração, medição do macarrão e a estimativa da quantidade de fios de macarrão utilizados em cada uma das partes da ponte”, explica.

No dia de testar se as pontes eram, de fato, resistentes, a professora foi surpreendida com um marco inédito para a faculdade. A equipe vencedora conseguiu que a ponte suportasse 225,4 kg, um recorde diante das características propostas.


As competições com pontes de macarrão são uma atividade acadêmica realizada em várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. A atividade envolve os alunos dos cursos de Engenharia Civil com o objetivo de estabelecer uma relação entre a teoria abordada em sala de aula e a prática. 

“Esse método de ensino utilizando macarrão para a construção das réplicas de uma ponte, contribui muito para o aprendizado dos futuros engenheiros do Uniceplac. É desta forma que conseguimos demonstrar na prática como funcionam os cálculos das tensões e resistência dos materiais para serem aplicados em estruturas de concreto armado, bem como em estruturas metálicas e de madeira. Os princípios usados para construção das pontes de macarrão são os mesmos para uma ponte de verdade”, finaliza a professora.