As manhãs das últimas terça-feira (07) e quarta-feira (08) foram bem animadas no Parque de Exposições Assis Chateaubriand, em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. É que a estrutura montada para sediar o Pedro Leopoldo Rodeio Show, que ficaria ociosa durante a semana, foi utilizada para receber o PLRS Experience, que reuniu estudantes universitários da Una, de escolas públicas municipais da cidade e da Escola Gerencial do Sebrae para conhecerem o local onde é realizado o maior e mais tradicional evento da região, além de assistirem palestras com vários profissionais que atuam na produção da festa e na cadeia da cultura e do entretenimento.  

A idealizadora da iniciativa, Ângela Paulo, que atua como coordenadora de comunicação do Pedro Leopoldo Rodeio Show, destaca que a intenção foi compartilhar conhecimentos e experiências com a comunidade em geral. "A estrutura do evento sempre fica montada de uma semana para a outra e neste ano decidimos ocupar e tornar o espaço que estava ocioso. Recebemos mais de 450 estudantes nos dois dias e ficamos muito felizes com o resultado e com os feedbacks recebidos. Já estamos pensando nas próximas edições", revela.

O PLRS Experience foi iniciado na terça-feira (07), numa parceria com o Sebrae e a Una. Estiveram presentes universitários da instituição de ensino, que assistiram a palestra ministrada pela empresária Priscilla Gomes, que abordou os eventos de entretenimento como possibilidades de experiência para o consumidor e oportunidades de negócios para empreendedores. Ela, que já atuou em diversos eventos de grande porte e esteve no Pedro Leopoldo Rodeio Show como espectadora, apresentou um panorama das possibilidades de atuação profissional dentro do universo do entretenimento.

Ainda na terça-feira, Fernanda Fontes, que atua como consultora de marketing no Sebrae Minas, apresentou a palestra com o tema "Você é o seu maior empreendimento - modelo de negócio pessoal", que mostrou maneiras de adaptar habilidades às necessidades de mudança do mercado e para a vida, abrindo um leque de possibilidades para atuação imediata e no futuro.

A quarta-feira (08) foi movimentada, com a presença de mais de 450 estudantes das escolas municipais de Pedro Leopoldo e da Escola Gerencial do Sebrae. Mediados pelo jornalista Heberton Lopes, assessor de imprensa do Pedro Leopoldo Rodeio Show, os painéis mostraram um pouco de como acontece um dos maiores eventos de Minas Gerais. A abertura foi realizada pela coordenadora de comunicação do festival, Ângela Paulo, e pelo produtor do evento, Gilberto Viana, que falaram sobre como tem sido a 17ª edição da festa.

Para Gilberto Viana, que também participou de outros painéis, o PLRS Experience é uma oportunidade de aproximar o Pedro Leopoldo Rodeio Show à população. "Recebemos aqui pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ver como é grandiosa a estrutura de um evento como este e compartilhamos conhecimentos, experiências e informações que serão úteis para a vida, além de abrir horizontes e possibilidades de atuação profissional", conta.

Após a abertura, a Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Juventude e Turismo, Patrícia Rafael, e a Secretária Municipal de Educação, Cláudia Maria Resende, conduziram o painel Cultura como profissão. O impacto positivo de um evento como o Pedro Leopoldo Rodeio Show para a região foi destaque, além das diversas profissões que são envolvidas na realização de um festival como o que o município está sediando. Para complementar a fala das gestoras municipais, o professor da Escola Gerencial do Sebrae, Samuel Freitas, explanou brevemente sobre empreendedorismo e instigou os estudantes a serem protagonistas da própria carreira.

Em seguida, a segurança para a realização de eventos foi o tema da conversa, que contou com a presença do Tenente Rocha, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, do Carlos Ângelo, engenheiro de segurança, e de Gilberto Viana, representando a linha de frente da equipe do Pedro Leopoldo Rodeio Show. Foram abordadas as exigências legais para a realização de eventos que têm como objetivo preservar a segurança dos participantes.

Após a conversa sobre segurança, os estudantes assistiram ao bate-papo entre Ângela Paulo, coordenadora de comunicação do Pedro Leopoldo Rodeio Show, Luiz Ladeira, responsável pelo site e tráfego pago das redes sociais do evento, e Heberton Lopes, jornalista responsável pela assessoria de imprensa do festival. De forma sintética, os profissionais falaram sobre a importância da comunicação integrada on-line e off-line, desde as redes sociais, passando pelos outdoors, panfletos, até o relacionamento com os veículos de comunicação.

A Polícia Militar de Minas Gerais marcou presença com uma palestra sobre meio-ambiente, ministrada pelo Sargento Alexander. O oficial interagiu com os participantes e falou sobre a importância da preservação da fauna e flora, bem como as principais ocorrências registradas na região para conscientizar os estudantes acerca da importância de serem cidadãos ambientalmente responsáveis. O Sargento Félix aproveitou a oportunidade para desttacar o aniversário de 247 anos da corporação e o lançamento da série Segunda Pele, que está disponível no YouTube. 

Para fechar com chave de ouro, o CEO do Pedro Leopoldo Rodeio Show, Tiago de Brito, contou um pouco da história do evento e como aquela foi a realização do sonho de estar à frente de uma das mais importantes festas de rodeio do país. "Eu queria mostrar que quando se tem um objetivo e se batalha por ele, é possível sim realizar sonhos. Eu, que era um peão, hoje tenho a responsabilidade de realizar esta festa que faz parte de um circuito nacional e é uma das principais do Brasil", relata o empreendedor.

Após a história inspiradora do responsável pela existência do Pedro Leopoldo Rodeio Show, os presentes foram animados pela banda AMOS, formada por oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. O show, com o repertório baseado em MPB e pop rock nacional, colocou os estudantes para cantar e dançar. Entre uma música e outra, o vocalista, Capitão Adriano, compartilhava dicas de segurança e interagia com alunos e professores, que espantaram o frio e encerraram a primeira edição do PLRS Experience com alto astral e muita alegria.

Pedro Leopoldo Rodeio Show 2022

Após esquentar o público nas duas primeiras noites, o Pedro Leopoldo Rodeio Show 2022 apresenta mais um fim de semana repleto de emoções. Nos dias 10 e 11 de junho, sexta e sábado, o Parque de Exposições (Av. Rômulo Joviano, Dona Julia, Pedro Leopoldo/MG) será palco para João Neto & Frederico, Clayton & Romário, Henrique & Juliano, Israel & Rodolffo, Alok, Bárbara Labres, Dennis DJ e várias outras atrações em quatro palcos.

Vendas de ingressos: https://abre.ai/plrs2022